Cursos e Palestras
PEDRO PAULO MONTEIRO
Workshops
Relacionamento Interpessoal: Dinâmica do Corpo

Pedro Paulo Monteiro aborda no Workshop "Relacionamento Interpessoal: Dinâmica do Corpo" aspectos fundamentais para o alcance da compreensão de que somos o que somos porque o outro existe. Não vivemos, e sim convivemos. A partir do outro podemos compreender melhor o nosso próprio caminho. Segundo Pedro Paulo, esta compreensão provoca uma modificação significativa na relação com os outros - vizinho, irmão, pai, marido, esposa, empregado, empregador - obtendo mais sucesso no conhecimento de si mesmo, minimizando os sintomas freqüentes do estresse cotidiano.

Destinado a todos que buscam otimismo pessoal, autoconhecimento e aumento da performance na vida.

Os temas abordados propiciam aos participantes um entendimento da dinâmica do corpo - único referencial para sabermos o que é bom e ruim -, fazendo-os obter uma maior consciência de si, aprendendo a estabelecer limites a fim de alcançar melhores escolhas.

Público alvo: Todas as pessoas em busca do autoconhecimento.


Aspectos Abordados:



Metodologia:


Workshop com 20h/aula, apresentado com muito dinamismo, descontração, humor e emoção. Sensibilizando os participantes a refletir sobre valores, relação com os outros e condutas. Pedro Paulo combina elementos de sua própria experiência de vida e narração de histórias. Elaborando o Worshop de acordo com as necessidades específicas do grupo, fornecendo assim subsídios valiosos para o crescimento intelectual, pessoal e profissional de todos.


Novo Paradigma do Envelhecer:
Corpo, Criatividade e Tempo Livre

Pedro Paulo Monteiro aborda no Workshop "Novo Paradigma do Envelhecer: Corpo, Criatividade e Tempo Livre" que envelhecer é processo contínuo de viver. Desde a concepção até a morte estamos envelhecendo. Estar mais velho é também oportunidade de experimentar o tempo livre, aprender a estar consigo mesmo. No processo pós-carreira é fundamental se desfazer da imagem do corpo do trabalho para experimentar o corpo vivo, livre e produtor de novos arranjos. O objetivo do curso é dar condições de perceber o processo de envelhecer por uma nova ótica, compreendendo o corpo vivo como um sistema dinâmico e mutável, sempre em busca de um novo modelo de invenção.

Público alvo: Público em geral. Principalmente as pessoas em período pré-aposentadoria.

Aspectos Abordados:





Metodologia:


Workshop com 08h/aula, apresentado com muito dinamismo, descontração, humor. Sensibilizando os participantes a refletirem sobre o corpo, criatividade, qualidade de vida, saúde, tempo livre. Pedro Paulo combina elementos de sua própria experiência e narração de diversos exemplos para conscientizar sobre a importância da reflexão e a busca de novos arranjos na fase pós-carreira. Elaborando o Worshop de acordo com as necessidades específicas de cada grupo, a fim de fornecer subsídios valiosos para o crescimento pessoal de todos.


Sensação, Imagem e Transformação Corporal Pedro Paulo Monteiro aborda no Workshop "Sensação, Imagem e Transformação Corporal" que a sensação é pré-requisito fundamental para o autoconhecimento e a existência. Somos o que podemos sentir. Apreendemos o mundo pelos sentidos, formando imagens mentais. Sem a sensação não temos capacidade de reconhecer os próprios espaços. Perder o espaço é perder a autonomia. O objetivo do curso é mostrar que autonomia não é sinônimo de independência física. Para haver condições de uma transformação (ir além da forma) corporal é necessário exercitar o sentir.

Público alvo: Todas as pessoas em busca do autoconhecimento.


Aspectos Abordados:





Metodologia:


Workshop com 08h/aula, apresentado com muito dinamismo, descontração, humor. Sensibilizando os participantes a refletir sobre a importância do autoconhecimento e condutas que melhorem a vida. Pedro Paulo combina elementos de sua própria experiência e narração de histórias de vida. Elaborando o Worshop de acordo com as necessidades específicas do grupo, fornecendo assim subsídios valiosos para o crescimento intelectual, pessoal de todos.


Padrões da Mente e suas Influências na Estrutura Corporal
(curso ministrado com a psicóloga Profª Maria Thereza Guinle Gentil)


Pedro Paulo Monteiro e Maria Thereza G. Gentil abordam no Workshop "Padrões da Mente e suas Influências na Estrutura Corporal" aspectos da ciência psicossomática, neurociência, medicina energética, mostrando que o corpo é um manancial de conhecimento e possibilidades. Cada parte do corpo possui um padrão de memória específico. Somos seres simbólicos. O corpo se constrói dependendo de como o indivíduo conduz a própria vida. Para eles, os sintomas são sistemas de defesa do organismo demonstrando a importância do autoconhecimento. Portanto, a forma corporal revela a maneira de ser e de viver de cada pessoa.

Público alvo: estudantes e profissionais de psicologia, medicina, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia.

Aspectos Abordados:





Metodologia:


Workshop com 20h/aula, apresentado com muito dinamismo e emoção. Conscientizando os participantes a refletirem sobre o próprio corpo, auxiliando no entendimento dos sintomas e posturas cotidianas. O Worshop é abordado com diferentes tipos de exercícios vivenciais de acordo com as necessidades específicas do grupo, fornecendo assim subsídios valiosos para o crescimento pessoal e profissional de todos.

Imagem Corporal: do Equilíbrio ao Movimento Consciente


Pedro Paulo Monteiro aborda no Curso "Imagem Corporal: do Equilíbrio ao Movimento Consciente" uma nova concepção de tratamento para o equilíbrio e os movimentos do corpo dos idosos, com a finalidade de otimizar a autonomia, favorecer a busca de experiências pelo preenchimento das falhas na imagem corporal e, principalmente, diminuir o isolamento social.
O pensamento mecanicista não é suficiente para a reabilitação dos idosos. É importante pensar no restabelecimento da representação mental do corpo. O equilíbrio e os movimentos coordenados surgem a partir de uma imagem corporal adequada. Dessa maneira, a relação do corpo com o mundo está inicialmente representada na mente, para depois surgir no mundo externo. O principal objetivo do curso é o entendimento da formação da imagem corporal e o possível surgimento de lacunas, para o restabelecimento eficiente dos movimentos corporais dos idosos.

Público alvo: acadêmicos de fisioterapia e fisioterapeutas


Aspectos Abordados:



Metodologia:

Workshop com 20h/aula (80% teórico / 20% prático), objetivando ao fisioterapeuta conhecimento acerca da imagem corporal e sua interferência no equilíbrio do corpo e na reaprendizagem motora.


PALESTRAS